segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Softwares

Software Livre e Software Proprietário

Software Livre


È todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e modificado sem nenhuma restrição. É distribuído livremente e com a disponibilização de seu código-fonte. Na realidade, o software livre nada mais é do que o programa em que o código fonte está disponível para que o usuário possa alterá-lo com o fim de adequá-lo às suas necessidades e seus interesses. Em outras palavras, qualquer um pode acessar e alterar a área em que estão registradas as informações que fazem o programa funcionar, o chamado código fonte, por isso, ele é considerado aberto e livre.
Alguns exemplos de softwares livres são o Linux, o ambiente gráfico KDE, o copilador GCC, o servidor web Apache, o Open Ofice.org e o navegador web Firefox entre outros.




Software Proprietário

Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações. Ou seja é um produto de comercialização com o seu código fechado.
Alguns dos mais conhecidos softwares proprietários são o Microsoft Windows, o RealPlayer, o Adobe Software Proprietário
Photoshop, o Mac OS, o WinZip, algumas versões do UNIX, entre outros.

Tecnologia na escola

Com o passar do tempo muitas mudanças e avanços ocorreram em nossa vida. Mudanças essas que vieram contribuir para facilitar e melhorar a qualidade de vida das pessoas, modificando alguns hábitos e possibilitando diversas novas maneiras de nos comunicarmos com outras pessoas, meios para serem utilizados tanto para estudar, trabalhar e como forma de lazer, os avanços tecnológicos foram os mais significativos. Se olharmos para o passado talvez não pudéssemos imaginar a facilidade que teríamos em fazer cálculos, desenhos, guardar recordações como fotos, vídeos, nos comunicarmos sem fronteiras e com tanta rapidez. Essas novas formas de interação têm proporcionado encurtar distâncias, diminuir a saudade, enfim participar de momentos especiais na vida de pessoas queridas, ou mesmo ter conhecimento sobre importantes fatos e acontecimentos da história. Todos estes recursos disponíveis vêm proporcionar as pessoas que se utilizam deles diversas vantagens, pois atualmente utiliza-se dos meios de comunicação e informática na maior parte do dia, e eles estão presentes em nossa vida de maneira que nos tornamos em partes dependentes deles, e muitas de nossas atividades são realizadas com o seu auxilio. Essas tecnologias fazem-se necessários nas diversas atividades desempenhadas em nosso cotidiano sejam elas no trabalho, na escola ou no lazer e nos acostumamos rapidamente com as facilidades que elas nos proporcionam. Muitos de nós já recorremos à internet, por exemplo, para buscar informações ou sanar dúvidas, procuramos nestes meios tecnológicos ampliar nosso campo de conhecimento e acostumamos a nos servir deles sempre que o necessário, portanto eles são partes importantes de nossa vida. Na educação não é diferente, necessitamos do auxilio das diversas tecnologias para melhorar a qualidade da aprendizagem, despertar a atenção e a curiosidade dos nossos alunos, estimulando-os a buscar novos conhecimentos, uma vez que elas estão cada vez mais presentes na vida da maior parte da população e com tendência a crescer e aprimorar-se cada vez mais.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008